A Prevenção é a melhor estratégia contra Gripe H3N2

A forma mais comum de transmissão da gripe é por gotículas de saliva, expelida ao falar, tossir e espirrar. Além do contato direto com secreções de pessoas contaminadas. Nesse caso, o principal veículo transmissor do vírus é a mão, que leva as partículas virais diretamente na boca, olhos e nariz.

A primeira recomendação é evitar locais aglomerados, evitando contato próximo com pessoas e locais pouco ventilados. Outra recomendação é manter sempre as mãos limpas e lavadas, e se possível, usar álcool gel.

Beber muito líquido e manter a mucosa das vias respiratórias hidratadas também é uma forma de prevenção, pois o vírus da gripe entra no organismo através da mucosa das vias respiratórias superiores (nariz, boca, faringe e laringe), que constituem uma barreira de proteção para microrganismos. Mucosas secas facilitam a aderência do vírus e o torna mais resistente.

Os sintomas da H3N2 são bem parecidos com uma gripe comum, porém, mais acentuados. Portanto, se você perceber algum sintoma de gripe procure um médico. Um diagnóstico rápido faz toda diferença no tratamento.

Secretaria Municipal de Saúde de Piraquê