AUDIÊNCIA PÚBLICA
Foi realizada nesta sexta-feira, 12 de Fevereiro, a primeira Audiência Pública da atual gestão do Prefeito NETO SOS, que com apenas 40 dias de mandato fez todo um levantamento do município e encontrou inúmeras irregularidades, falta de fornecimento de dados aos ministérios, dívidas com a receita que somam milhões de reais.
SAÚDE
O Financiamento do SUS foi um dos temas da audiência pública, na qual foi esplanada a diminuição do recursos de atenção básica, de média e alta complexidade, devido a FALTA DE INFORMAÇÕES dos programas prioritários da saúde (SISAB e SIA), por 3 meses, somado a NÃO ADESÃO AOS PROGRAMAS NECESSÁRIOS, gerando assim dificuldades para a qualificação da assistência dos municípios de pequeno porte.
Contudo, a nova gestão iniciou o ano de 2021 realizando adesão a vários programas prioritários do PREVINE BRASIL, que incluem saúde bucal, saúde do idoso, saúde da mulher e saúde da criança. Todos esses, NECESSÁRIOS para alcance dos indicadores do programa e captação de recusos.
FINANCEIRO
O Prefeito Neto ao assumir a gestão, encontrou contas do município na ordem de, R$ 7.452.985,93, fruto das seguintes dívidas:
RECEITA FEDERAL :
INSS: R$ 2.864.999,96
PGFN: R$ 2.040.068,82
FOLHA DE PAGAMENTO: R$ 531.608,60
PRECATÓRIOS: R$ 2.016.308,55.
Em razão desse cenário, a Prefeitura encontra-se com dificuldades de receber recursos, assim como também seu FPM está sendo ZERADO a cada novo repasse para quitar tais contas. Providencias judiciais e administrativas já estão sendo tomadas pela atual gestão, para que se possa finalmente aplicar as políticas públicas planejadas para o município de Piraquê.